sexta-feira, 4 de maio de 2012

Sinais no Movimento Variado

Será que é possível imaginarmos uma desaceleração positiva? Ou ainda, um móvel que acelera negativamente aumentando sua velocidade?

Para responder as questões acima precisamos definir o significado de aceleração e desaceleração.  Segundo o dicionário Michaelis aceleração significa: ato ou efeito de acelerar; aumento de velocidade, e desaceleração: Perda de velocidade de um corpo em movimento. Veja que, em nenhuma das definições está implícito a conjugação do sinal (-) negativo ou (+) positivo. Isso porque o sinal não muda o significado do comportamento do móvel. Pode existir uma aceleração negativa ou positiva, assim como também pode existir uma desaceleração positiva e negativa, desde que a aceleração represente um aumento de velocidade e a desaceleração represente uma diminuição de velocidade.

Vejamos isso através de um exemplo:


Um sujeito queria chegar logo em casa e ir pra cama. Resolveu então fazer um ligeiro atalho diretamente para seu quarto com o carro. 

Sendo a casa do famigerado motorista o referencial zero, dizemos que no retorno para casa ( mais especificamente para o seu quarto) prosseguiu com velocidade negativa, uma vez que o sentido da velocidade na volta é contrário ao da partida. Desta forma, se o carro aumentou sua velocidade para a parede do quarto houve uma aceleração que, neste caso, também deve ser considerada negativa.



Perceba que para que exista o aumento da velocidade o sinal da aceleração deve ser igual ao sinal da velocidade inicial conforme a equação da velocidade indicada na figura. Porém, para delimitar o movimento do carro nessa equação, seria necessário que a aceleração do carro fosse constante durante todo trajeto, o que não podemos garantir. Em todo caso, é difícil acreditar que tal acidente aconteceu e por felicidade não houve mortes. Veja a reportagem.


Quanto ao movimento variado é isso mesmo! É preciso ter cuidado com os sinais para não errar as continhas. Para resumir podemos enunciar assim:


1. Aceleração. Para que ocorra um aumento de velocidade o sinal da velocidade inicial do móvel deve ser igual ao sinal da aceleração. 


2. Desaceleração. Para que ocorra uma diminuição de velocidade o sinal da velocidade inicial deve ser contrário ao sinal da aceleração.




Chamamos o enunciado 1 de movimento acelerado e o enunciado 2 de movimento retardado.


Segue abaixo um resumo que preparei sobre o assunto para quem precisa aprofundar um pouco mais.





Dúvidas, críticas ou lamúrias envie um e-mail: wagnermoreira.fisica@bol.com.br


Abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário